quinta-feira, 19 de abril de 2012

Amazônia

            A Amazônia, como floresta tropical, apresenta-se como um ecossistema extremamente complexo e delicado. Todos os elementos (clima, solo, fauna e flora) estão tão estreitamente relacionados que não se pode considerar nenhum deles como principal. Durante muito tempo, atribuiu-se à Amazônia o papel de “pulmão do mundo”. Hoje, sabe-se que a quantidade de oxigênio que a floresta produz durante o dia, pelo processo da fotossíntese, é consumida à noite. Mas, devido às alterações climáticas que causa no planeta, a  Floresta Amazônica vem sendo chamada como o condicionador de ar do mundo”. A importância da Amazônia para a humanidade não reside apenas no papel que desempenha para o equilíbrio ecológico mundial. A região é o berço de inúmeros povos indígenas e constitui-se numa riquíssima fonte de matéria-prima (alimentares, florestais, medicinais, energéticas e minerais).
            O livro Relatos Sustentáveis da Amazônia diz:"A Amazônia possui cerca de 28% das florestas tropicais mundiais; 15% a 20% dos recursos hidricos mundiais, e cerca de 1/3 de toda a biodiversidade do planeta; os ecosistemas  amazônicos absorvem anualmente cerca de 250 a 500 milhões de toneladas( aproximadamente 8 a 16 toneladas  em cada segundo) de CO2 para efeito fotossintético, valor próximo ao emitido( 500 milhões de toneladas de CO2) pelo  400 milhões de carros do mundo em 1990, e bastante superior às 60 milhões de toneladas de carbono emitidas anulamente pelo Brasil devido à queima de combustíveis fósseis neste mesmo ano."
            A biomassa e a produtividade bruta primária vêm despertando interesses. Tratam-se de recursos naturais que geram riquezas e propiciam o desenvolvimento sócio-econômico da região. As reservas extrativistas constituem-se em uma alternativa interessante para a região, pois estimulam a utilização dos recursos naturais renováveis, conciliando o desenvolvimento social e a conservação. Estas reservas, que são protegidas pelo poder público, destinam-se à auto-sustentação e, como já dito, à conservação dos recursos naturais renováveis. Trabalham nas reservas populações tradicionalmente extrativistas, regulados por contratos de concessão real de uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário