A Amazônia, como floresta tropical, apresenta-se como um ecossistema extremamente complexo e delicado. Todos os elementos (clima, solo, fauna e flora) estão tão estreitamente relacionados que não se pode considerar nenhum deles como principal. Durante muito tempo, atribuiu-se à Amazônia o papel de “pulmão do mundo”. Hoje, sabe-se que a quantidade de oxigênio que a floresta produz durante o dia, pelo processo da fotossíntese, é consumida à noite. Mas, devido às alterações climáticas que causa no planeta, a Floresta Amazônica vem sendo chamada como o condicionador de ar do mundo”. A importância da Amazônia para a humanidade não reside apenas no papel que desempenha para o equilíbrio ecológico mundial. A região é o berço de inúmeros povos indígenas e constitui-se numa riquíssima fonte de matéria-prima (alimentares, florestais, medicinais, energéticas e minerais).
quinta-feira, 19 de abril de 2012
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Madeira
Madeira
Na Amazônia existem, comprovadamente, mais de trezentas espécies vegetais por hectare. Das 100 mil espécies de plantas identificadas na América Latina, cerca de 30% estão Amazônia(SIQUEIRA, 2001).
Sabe-se que o século XX foi marcado pela redução (e até a extinção) de diversas espécies da fauna e da flora, levando, inevitavelmente, a uma série de questionamentos acerca do modelo de desenvolvimento econômico adotado.
quarta-feira, 4 de abril de 2012
O Estado e os Progrmas Estruturais para a Amazônia
O Estado e os Programas Estruturais para a Amazônia
Nos anos 70, as políticas do governo não incluia os impactos ambientais, pois este problema não fazia parte das preocupações da época. Com as lutas sociais que levaram ao desenvolvimento uma cosciência entre ecologia e política. E passou as ser visto pela sociedade em geral, como uma esperança para solucionar o problema ambiental.
Os impactos na Amazônia se deram, principalmente, pelo modelo do governo brasileiro de incentivo de ocupação do território amazônico, construindo obras de infra estruturas que facilitaram o fluxo migratório da qual se destacam vários mega projetos, tanto de exploração mineral como Carajás, como também de incentivos fiscais na Zona Franca de Manaus e vários outros de médio e pequeno porte, que são interligados pelo crescimento econômico.
Assinar:
Comentários (Atom)