segunda-feira, 26 de março de 2012
Tecnologia de manejo florestal
Através pesquisas de vários anos Embrapa Acre (Rio Branco) e Embrapa Florestas (Colombo/PR),desenvelram o Modeflora um equipamento com alta tecnologia que permite um mapeamento rigoroso da área de manejo, levando em consideração aspectos da realidade da floresta.
Desde 2007 este equipamento é utilizado por diversas empresas do setor madeireiro acreano, para a execução de seus planos de manejo. O Estado do Acre já contabilizou até o ano de 2009 mais de 80 mil hectares de floresta manejados de forma digital. Isso ajuda na sustentabilidade das ávores por um período de tempo maior para a exploração de áreas manejadas com maior precisão.
O medeflora é indicado para manejo de florestas tropicais, e ultiliza de forma conjunta, aparelhos como o GPS, barômetros, imagens de radar de alta resolução, coordenadas geográficas, programas de sensoriamento remoto e outros recursos tecnológicos para fornecer a localização exata das árvores e detalhes do relevo e da hidrografia, entre outras questões essenciais para o bom manejo da floresta.
Segundo o pesquisador da Embrapa Acre, Evandro Orfanó, este detalhamento evita erros no planejamento e na execução da atividade, além de permitir o monitoramento das operações de campo. “Um dos grandes ganhos do sistema digital é a alta precisão das informações, fator que confere maior eficiência à atividade. O planejamento eficiente das intervenções torna o manejo florestal mais harmônico com o ecossistema florestal, reduz custos e minimiza o impacto ambiental sobre a floresta”, afirma o pesquisador.
Texto tem como base noticias da Embrapa no (15/12/2009)
Fonte : Embrapa Acre (Rio Branco) e Embrapa Florestas (Colombo/PR)
Pesquisador : Evandro Orfanó
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabens pela primeira postagem,muito interessante esse equipamento...Bom saber.
ResponderExcluirEspero as proximas postagens até mais.